Aborto: Conheça famosas que já fizeram e defendem a causa

Aborto: Conheça famosas que já fizeram e defendem a causa

No Banner to display

No Banner to display

Atriz Leandra Leal em campanha para Revista TPM

Atriz Leandra Leal em campanha para Revista TPM

Hoje no Dia Internacional da Mulher quis trazer um tema bem polêmico, porém extremamente ligado ao nosso universo feminino: a descriminalização do aborto.

A Holanda é o país com o menor índice de abortos do mundo todo, 0,5 para cada 100 mulheres, lá o aborto é legalizado, porém existe uma campanha eficiente de educação sexual e planejamento familiar. Além disso, o Estado cumpre o seu papel no que tange oferecer aos seus cidadãos educação, saúde, segurança, etc.

Infelizmente aqui no Brasil, o país não tem a mínima condição de oferecer a educação básica com qualidade, nem creches em volume  suficiente para todos, saúde, segurança e muito menos ter um programa eficaz para planejamento familiar e educação sexual. Na minha opinião esta discussão é ainda muito primária, existem outros aspectos extremamente importantes que deveriam ser levados em consideração antes de simplesmente levantar uma bandeira defendendo a causa e a autonomia da mulher sobre o seu corpo.

A solução começa pela educação sexual, não só na escola mas em casa também e continua com o planejamento estatal para receber bem estes novos cidadãos brasileiros e dividir com os pais a responsabilidade de cria-los.

Simplesmente a legalização do aborto é algo tão paliativo, moramos num país em que as pessoas passam dias nos corredores hospitalares esperando por um leito, não temos a menor infraestrutura na saúde, as pessoas morrem esperando por tratamentos simples, por que com o aborto seria diferente?

Outro ponto importantíssimo, existem dezenas de métodos capazes de evitar uma gravidez, inclusive a pílula do dia seguinte que pode ser utiliza emergencialmente e nos casos de estupros, repassar esta responsabilidade simplesmente para a realização de um aborto é algo no mínimo leviano, o ato de abortar também martiriza o corpo da mulher, mesmo quando é feito em uma boa estrutura hospitalar, não é algo natural, e por mais que muitas digam que não, afeta o estado psicológico.

Famosas que são a favor e já realizaram um ou mais abortos ao longo da vida: Cássia Kiss Magro, Cissa Guimarães, Elba Ramalho, Maria Adelaide Amaral, Marília Gabriela, Tata Amaral, Astrid Fontenelle, Arlete Salles, Luiza Brunet, Vera Gimenez, Aracy Balabanian, Cláudia Alencar, Zezé Polessa, Soninha Francine, Cynthia Howlett, Penélope Nova e Débora Bloch que concedeu um entrevista recente a Revista Marie Clarie e admitiu ter feito um aborto aos 20 anos ao ter engravidado do seu namorado, a atriz é mãe de dois filhos, Júlia de 20 anos e Hugo de 17, frutos de seu relacionamento com o chef de cozinha e empresário Olivier Anquier e afirma não ter se arrependido deste ato.

Aborto: Conheça famosas que já fizeram e defendem a causa

Eu, particularmente, sou contra o aborto por motivos ideológicos, acredito que tirar a vida de um feto ou de um bebê é muito similar, apoio as mães que têm coragem de ter seus filhos e deixarem na adoção por falta de condições de criar esta criança, dando a ela a chance de viver.  Ainda penso que o ato de abortar é um egoísmo, pois a mulher pensa apenas nela. Fui mãe aos 18 anos e posso afirmar que foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida, jamais imaginei interromper esta gestação e minha filha nunca foi empecilho para que eu realizasse meus projetos, pelo contrário, sempre foi o impulso que me levou a alcançar objetivos cada vez mais desafiadores.

Aborto: Conheça famosas que já fizeram e defendem a causa

Share This

Sobre o Autor

Blogueira principal, oriunda do mercado financeiro e pós-graduada na área de Gestão de Negócios pela FGV, fundou o site Sereias Urbanas e trouxe o olhar empresarial para um modelo de negócios digital......

Ver tudo de Paty Costa