Depressão e suicídio canino

Depressão e suicídio canino

No Banner to display

No Banner to display

Os cães tem uma relação tão próxima conosco que já foram detectadas o desenvolvimento de doenças tipicamente humanas como a depressão e até possivelmente o ato do suicídio.

Segundo pesquisas da OMS (Organização Mundial da Saúde), estima-se que mais de 18% da população brasileira esteja deprimida, este transtorno psicológico causa ansiedade, angústia, falta de energia, apatia e sobretudo uma tristeza profunda. Sintomas estes que já foram detectados em cães que passam por situações traumáticas como a perda de seu tutor, seja de forma momentânea como por exemplo em uma viagem ou de uma maneira permanente, no caso da morte ou abandono do responsável mais próximo do cão.

Estes animais, se não tratados adequadamente podem cometer suicídio, mas de uma maneira inconsciente. Podemos dizer que os cães tomam atitudes que o levam à morte devido ao estado de depressão que faz com que eles percam o ânimo de viver. A falta de apetite é um dos primeiros sinais que identificam que o cão está deprimido, o animal passa a não se alimentar o que causa desnutrição e o deixa mais exposto às bactérias, vírus, parasitas e outros micro-organismos causadores de patologias graves que muitas vezes levam à morte do cão.

Outros sinais de depressão é o ato do cão se lamber compulsivamente chegando a causar ferimentos sérios como dermatites ou granuloma, a sonolência excessiva e a perda da vontade de passear ou de brincar como fazia antes.

Atitudes que podem ajudar seu cãozinho a sair da depressão:

  • Conversar com seu pet de maneira carinhosa,  já foi comprovado que os cães têm capacidade de reconhecer afeto pelo tom da voz e expressão facial;
  • Leve-o para passear, mesmo que mostre desinteresse, o exercício físico vai ajudá-lo a ter mais ânimo e energia;
  • Compre brinquedos novos que possam estimular os sentidos do peludo seja pelo som, movimento, forma etc;
  • Procure um veterinário pois ele pode te orientar com procedimentos e remédios que vão melhorar o sistema imunológico do cão;
  • Dê amor o tempo todo, isto vai fazer com que ele se sinta importante e ajudá-lo a recuperar o ânimo de viver;
  • Procure terapias alternativas como fitoterapia, florais, acupuntura, massagem etc. No portal http://www.netdopet.com.br você encontra uma lista de serviços diferenciados que vão ajudar seu pet a ter mais qualidade de vida e viver de maneira muito mais alegre.
 Net do Pet- Porque quem ama cuida !

Net do Pet- Porque quem ama cuida !

 

 

 

 

Share This

Sobre o Autor

Blogueira principal, oriunda do mercado financeiro e pós-graduada na área de Gestão de Negócios pela FGV, fundou o site Sereias Urbanas e trouxe o olhar empresarial para um modelo de negócios digital......

Ver tudo de Paty Costa