Gatos podem tomar banho?

Gatos podem tomar banho?

No Banner to display

No Banner to display

É bastante comum cenas em que os gatos fogem da água e evitam de todo jeito tomar banho. Pelo fato dos felinos se lamberem frequentemente temos a falsa ideia de que o banho seja algo dispensável, porém não é o que especialistas afirmam. O banho de língua é uma das partes do processo de higienização que mantém os gatos limpos e saudáveis. Porém, banhos periódicos com produtos específicos para os felinos, tosa higiênica (principalmente nas raças mais peludas) e escovação devem fazer parte da rotina dos bichanos.

O hábito de passar horas se lambendo é um comportamento ligado à proteção do felino na natureza, deste modo ele consegue camuflar seu cheiro mas não deve ser confundido como um ato puramente higiênico. Apesar dos gatos serem limpos precisam de cuidados extras como banhos frequentes com água e shampoo próprio para se manterem saudáveis, sua língua retira parte da sujeira mas não é anti-bactericida. Pelo fato de soltarem pelos, a escovação e os banhos manterão os animais limpos e a família que convive com ele livre de doenças e alergias.

Engana-se também quem pensa que os gatos têm medo de água, na verdade eles fogem do banho porque não foram condicionados desde pequenos, porém quando se adaptam curtem muito este momento relaxante. Sabemos que o gato quando  em seu habitat natural não necessitava de banhos, porém uma vez colocado no nosso meio e convivendo em nossos lares o banho passa a ser uma questão de higiene não só para eles, mas principalmente para nós, estes cuidados evitam que o animal possa trazer zoonoses para dentro da nossa casa.  Para evitar este problema banhos quinzenais são suficientes.

Se você já tem um gato adulto que nunca tomou banho, o melhor a fazer é levar em um pet shop especializado em felinos, nestes locais os profissionais saberão como tratar o seu animal e aos poucos o medo e a resistência vão passar e os banhos se tornarão mais fáceis e agradáveis.

No site http://www.netdopet.com.br você encontra clínicas especializadas que cuidarão muito bem do seu gatinho, não aceite amadorismo e ofereça o melhor pra quem te enche de amor todos os dias.

 Net do Pet- Porque quem ama cuida !

Net do Pet- Porque quem ama cuida !

Share This

Sobre o Autor

Blogueira principal, oriunda do mercado financeiro e pós-graduada na área de Gestão de Negócios pela FGV, fundou o site Sereias Urbanas e trouxe o olhar empresarial para um modelo de negócios digital......

Ver tudo de Paty Costa