O Poliamor: Será que três é demais?

O Poliamor: Será que três é demais?

No Banner to display

No Banner to display

O Poliamor: Será que três é demais?

Se você acha que no amor três é demais o que diria de quatro, cinco ou seis? As relações poliamorosas funcionam de forma semelhante às relações convencionais, porém com mais participantes. Os adeptos defendem que conseguem amar mais de uma pessoa ao mesmo tempo e querem viver os amores de forma plena e às claras, sem necessidade de traição.

No Brasil estas relações ganharam força na década de 70 com os hippies e o amor livre, estes relacionamentos ainda são muito confundidos e por vezes considerados apenas de cunho sexual, mas não são. Geralmente são trios ou quartetos que se relacionam entre si, apesar de ser um modo diferente de amar, sem o sentimento de posse, seguem suas regras de respeito e de fidelidade. Não é apenas sexo casual, mas sim uma relação estabelecida entre os envolvidos com sentimentos e planos de longo prazo, como por exemplo, filhos.

O Poliamor: Será que três é demais?

Os estados que se destacam com estas relações são: São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Curioso para saber como funciona as relações sexuais entre os adeptos? Pois bem,  55 % das mulheres poliamoristas são bissexuais já entre os homens 25% se declaram bissexuais.

O princípio do poliamor é a oposição à monogamia, apesar dessas relações ainda serem um tabu e causarem grande estranhamento por uma sociedade que na verdade não preza pela fidelidade, controverso não? A antropóloga Mirian Goldenberg descobriu através de pesquisa recente que 60 % dos homens e 47 % das mulheres brasileiras admitem que  são infiéis.

Sou adepta da seguinte frase: “O combinado não sai caro”. Se as pessoas são felizes assim não cabe a ninguém julgar…

O Poliamor: Será que três é demais?

Share This

Sobre o Autor

Blogueira principal, oriunda do mercado financeiro e pós-graduada na área de Gestão de Negócios pela FGV, fundou o site Sereias Urbanas e trouxe o olhar empresarial para um modelo de negócios digital......

Ver tudo de Paty Costa