Sol e envelhecimento da pele- Homem que tomou sol na metade do rosto

Sol e envelhecimento da pele- Homem que tomou sol na metade do rosto

No Banner to display

No Banner to display

Sol e envelhecimento da pele

Caminhoneiro depois de muitos anos de exposição solar do lado esquerdo do rosto.

O sol é o principal responsável pelo envelhecimento da pele e vai acontecer com todo mundo, inclusive com você se exagerar na exposição solar. O prazer da pele bronzeada é passageiro, já os efeitos nocivos são gradativos e somados ao longo da vida, o sol tomado na infância reflete a vida toda.

Quando somos mais jovens a pele tem uma capacidade maior de regeneração e ameniza os danos causados pelo sol na pele, isso nos dá a falsa impressão que não houve nenhum dano. Porém, conforme ficamos mais velhos, a pele perde esta ação regeneradora e o fotoenvelhecimento começa a aparecer tais como: aparecimento de rugas, manchas, ressecamento, asperezas e perda de elasticidade.

Repare na foto ao lado que demonstra como o sol tem uma ação envelhecedora, o caminhoneiro ficou exposto aos raios solares por décadas do lado esquerdo do rosto, que ficou extremamente envelhecido em relação ao outro lado que não houve tanta exposição solar, realmente é assustador.

Moramos no Brasil, país que tem mais de 8 mil km de litoral e alta incidência de raios solares, desde crianças estamos expostos ao sol, por isso é fundamental o uso de filtro solar no dia a dia, não apenas quando nos expomos ao sol de maneira espontânea ou ainda quando vamos à praia ou piscina.

Seguem as dicas para aproveitar o melhor do sol e cuidar da sua pele:

  1. Evite exposições prolongadas ao sol;
  2. Não se exponha ao sol entre 10h às 16 h (horários de grande incidência de raios UVB, responsáveis pelo câncer de pele).
  3. Não queira se bronzear em um único dia;
  4. Proteja o rosto com o uso de chapéus e viseiras;
  5. Use filtro solar todos os dias e reaplique ao longo do dia;
  6. Pessoas com pele muito clara devem optar por filtros solares superiores a 25 FPS (filtro de proteção solar);
  7. Não esqueça de proteger as crianças.

Quer ficar bronzeada de forma segura?

Use os auto-bronzeadores que possuem substâncias que provocam uma reação química na pele, escurecendo-a. Pelo fato de ser superficial não prejudica a pele.

Vamos tomar nossas decisões sempre pensando a longo prazo…

Share This

Sobre o Autor

Blogueira principal, oriunda do mercado financeiro e pós-graduada na área de Gestão de Negócios pela FGV, fundou o site Sereias Urbanas e trouxe o olhar empresarial para um modelo de negócios digital......

Ver tudo de Paty Costa