Violência Contra a Mulher

Violência Contra a Mulher

No Banner to display

No Banner to display

pequena sereia

Na última terça-feira, dia 25/11 foi celebrado o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulher. O cartunista italiano Alexsandro Palombo lançou a série “Cowards” (covarde em português) onde retrata a violência contra a mulher de uma forma muito inusitada utilizando personagens como as princesas da Disney ou Margie Simpson dentre outras. O cartunista já utilizou em outras ocasiões personagens para retratar a violência contra a mulher e outros temas polêmicos, defensor dos direitos humanos ele utiliza sua arte para chamar atenção sobre temas que estão presentes em nosso cotidiano, muitas vezes de uma forma velada. A ideia de Palombo é trazer estes personagens que fizeram ou ainda fazem parte da nossa história para demonstrar estes problemas sociais e define sua arte como satírica e ao mesmo tempo reflexiva.

Realmente quando vemos estas personagens de olho roxo demonstrando que apanharam do marido, é algo bem impactante.

Margie Simpson

Falando deste tema tão importante, cabe a nós refletirmos e principalmente atuarmos firmemente para que estes dados mudem. Segundo o Mapa da Violência 2012, a cada 2 horas uma mulher é vítima de homicídio no Brasil e a cada 5 minutos uma é vítima de agressão.

Não podemos mais tolerar este tipo de comportamento agressivo, somos frutos de uma cultura extremamente machista e ainda estamos andando a passos curtos, a lei Maria da Penha foi um pequeno avanço, mas precisamos ir muito mais longe.

Se virmos este tipo de comportamento agressivo, sendo conosco ou não, precisamos denunciar (disque 180) mas acima de tudo precisamos exigir das autoridades que algo seja feito a respeito.

Agora, falo diretamente às mulheres que vivem esta violência diariamente: busquem ajuda, por mais que você queira “proteger” o agressor que muitas vezes é o pai de seus filhos e provedor do lar, este ciclo de violência precisa acabar. Infelizmente quando nada é feito, acaba com a mulher dentro de um caixão, não permita que isso aconteça com você, romper este laço pode ser extremamente complicado mas mantê-lo pode ser fatal. Pense nisso.

Share This

Sobre o Autor

Blogueira principal, oriunda do mercado financeiro e pós-graduada na área de Gestão de Negócios pela FGV, fundou o site Sereias Urbanas e trouxe o olhar empresarial para um modelo de negócios digital......

Ver tudo de Paty Costa